quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Virando a Mesa

“E foram para Jerusalém. Entrando ele no templo, passou a expulsar os que ali vendiam e compravam; derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. Não permitia que alguém conduzisse qualquer utensílio pelo templo; também os ensinava e dizia: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores.” Marcos 11.15-17

Estava pesquisando acerca do “avivamento da rua azusa 312” em 14 de abril de 1906.

“Eles realizaram sua primeira reunião em 14 de Abril de 1906. Os serviços eclesiásticos se realizaram no primeiro andar, onde os bancos foram colocados em um padrão retangular. Alguns dos bancos eram simplesmente pranchas colocadas em cima de barris vazios. Não havia nenhuma plataforma elevada, pois o teto tinha apenas dois metros de altura. Inicialmente, não havia púlpito. Frank Bartleman, um dos primeiros participantes do avivamento, recordou que "o irmão Seymour normalmente assentava-se atrás dois caixas de sapato vazias, uma em cima da outra. Ele geralmente mantinha a cabeça concentrada durante a reunião, em oração. Não havia orgulho lá em um prédio velho, com suas vigas baixas e chão nu...”

“Em meados de maio de 1906, entre 300 e 1.500 pessoas tentaram se acomodar no edificio. Visto que os cavalos tinham recentemente saído do edificio, as moscas constantemente molestavam os assistentes. Gente de uma diversidade de antecedentes, se reuniam para adorar: homens, mulheres, crianças, negros, brancos, latinos, asiáticos, ricos, pobres, iletrados, e letrados. Pessoas de todas as idades ajuntaram-se em Los Angeles com tanto ceticismo e desejo de participar. A mistura de raças e a motivação do grupo de mulheres na liderança foi notável, já que 1906 foi o apogeu da "era Jim Crow" da segregação racial, e quatorze anos antes das mulheres receberem o sufrágio nos Estados Unidos.”

“O culto na Rua Azusa 312 era frequente e espontâneo, com serviços em quase todas as horas. Um observador de um dos serviços escreveu estas palavras: “Nenhum instrumento musical foi usado. Pois não eram necessários. Nenhum coro de anjos foi ouvido por alguns no espírito. Nenhuma oferta foi recolhida. Nenhum anúncio foi escrito para anunciar as reuniões. Nenhuma organização eclesiástica estava por trás disso. Todo aquele que está em contato com Deus, logo que entra nas reuniões, percebe que o Espírito Santo é o líder.”

Agora, que você “saboreou” comigo um pouco desse avivamento em Los Angeles, pense em como está nossa igreja hoje. O que é o “mover de avivamento” atual e o que tem sido o agir avivado? Será que avivamento se restringe somente aos congressos de avivamento ou retiros espirituais? Mas, afinal, por onde (ou com quem) anda o Espírito Santo quando Ele não está nesses cultos avivados? E porque, ainda assim, Satanás tem conseguido avançar em seus malignos propósitos? E quanto à dor que o Espírito Santo tem a cada vez que um membro ou pastor cai nos laços do abismo? E quanto à ovelha desgarrada? Vai ficar por lá mesmo porque já é “grandinha”  e “sabe se virar”?

É... como diz o Pastor Judson: “mais uma vez Jesus vai virar a mesa”. Precisa virar porque a igreja está sem luz, a palavra de Deus está sendo encoberta pelos inúmeros pecados não confessados. É a iniquidade andando em nossos templos e participando dos cultos e missas. Aprendi que pecado não confessado se torna iniquidade. E, se nosso Pai não virar logo a mesa, morreremos de fome. Porque precisamos da palavra para nos alimentar, mas a iniquidade dos líderes, além de ter feito separação entre eles e Deus, também consegue separar o corpo da cabeça. Porque, de repente, ao ver tantos padres e pastores pedófilos, homossexuais, ladrões, mentirosos, mais amantes da carne do que do Espírito Santo de Deus; enfim, nossos líderes estão nos matando aos poucos. Sabemos que nossa fonte de alimento deve ser a palavra de Deus mas a verdade é que o povo “de Deus” já não lê a bíblia. Hoje, o “povo de Deus” lê os líderes porque eles devem ler e viver a palavra de Deus. E, se não o fazem, matam de fome milhares e milhares de pessoas que só procuram ao “Deus do pastor, do Padre, do Bispo, do Papa...” e não mais diretamente a Deus.

Então, hoje, se você é uma dessas ovelhas doentes e desgarradas, cuja inclinação da carne tem sobreposto sua saudade e prazer pelas coisas “de Deus” então, pare, lembre onde e como você caiu e volte para os braços de seu Pai. E, se você sabe onde deve se alimentar, faça. Faça porque Jesus está “virando as mesas, expulsando os cambistas” e o Espírito Santo está sendo liberado abundantemente sobre todo aquele está cheio do Espírito. Afinal, “Todo aquele que está em contato com Deus, logo que entra nas reuniões, percebe que o Espírito Santo é o líder.“

Que essa seja uma verdade na sua e na minha igreja. Até que Ele venha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário